Dia Mundial de Ação de Graças – A Origens
Estados Unidos da América
Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de
gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o
Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na
quarta quinta-feira de novembro.
O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a
vila em 1620.[1] Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma
boa colheita de milho no verão de 1621.
Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta colheita em
relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de
1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do
cardápio foram peixes e milho.
Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar
livre em grandes mesas.
Porém, por muitos anos, o Dia de Ação
de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em
apenas certos estados americanos, como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863,
o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta
quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Mas em 1939, o presidente Franklin Delano
Roosevelt instituiu que que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito
de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras
antes do Natal (À
época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes
do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória,
23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o
restante tomando ambas as quintas-feiras (a da terceira e a da quarta semana de
novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este
impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado
definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que
seria um feriado nacional.
O peru é considerado o principal prato do Dia
de Ação de Graças.
Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o
Dia de Ação de Graças é geralmente um dia em que as pessoas utilizam o tempo
livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares.
É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos
religiosos, cultos na igreja eorações.
O Dia de Ação de Graças é celebrado também
com grandes desfiles e,
nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O
principal prato típico do Dia de Ação de Graças, geralmente, é peru, o que dá ao Dia
de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (turkey day).
Além disso, cookies também são muito tradicionais nessa data. o dia de açao de
grasas e uma data bonita e correta e nao se deve jogar no lixo com seus dejetos
de cocoquinho
O Dia de Ação de Graças em
outros países
Brasil
No Brasil, o presidente Gaspar
Dutra instituiu o Dia
Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por
sugestão do embaixador Joaquim Nabuco,
entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício,
quando embaixador em Washington. Em 1966, a
lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta
quinta-feira de novembro.[2] Esta data é comemorada por muitas
famílias de origem americana, por algumas Igrejas cristãs, como E a Igreja
Batista Pentecostal Nova Aliança, a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja
Presbiteriana, universidades confessionais metodistas[3] e cursos de inglês.

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita! VOLTE SEMPRE!